terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Configurar a Rede Wireless EDUROAM - Windows

Em primeiro lugar vamos precisar de uma placa de rede Wireless PCMCIA.
Se o seu portátil já estiver equipado com uma placa wireless, passe para o Passo 4.


cartão wireless



Inserimo-la no pc portatil na entrada de cartões PCMCIA.


inserir cartão wireless


inserir cartão wireless



Depois de colocado o Windows vai iniciar a sua detecção e posterior instalação.


detecção de novo hardware

Vemos nesta caixa de diálogo o dispositivo que o Windows encontrou.


detecção de novo hardware



No exemplo anterior podemos verificar que o Windows detectou e instalou o dispositivo, isto acontece porque o Windows já continha os respectivos controladores da placa de rede. Caso isso não aconteça, juntamente com o dispositivo de rede na respectiva caixa, vem um cd-rom com os controladores (Drivers) e o manual de instalação, basta depois seguir o processo de instalação que está nesse mesmo manual.


detecção de rede wireless



Depois de instalada a placa de rede, seguimos para a configuração do acesso wireless à e-U. Vamos ao icon "Meus locais de rede" carregamos com o botão direito do rato e seleccionamos "Propriedades", ao que vai abrir a janela "Conexões de rede" que é a imagem em cima mostrada. Repetindo o processo do botão direito do rato selecionamos novamente "Propriedades" em cima da "Conexão de rede sem fio".


propriedades de rede wireless

Sendo esta a próxima janela a aparecer:


propriedades de rede wireless

Outra forma de abrir a janela "Conexões de rede" é carregar com o botão direito do rato em cima do icon de rede (simbolo dois monitores) que está na barra de tarefas do Windows e escolher "Abrir conexões de rede". Ao que vai abrir novamente a janela "Conexões de rede".


conexões de rede wireless

Uma outra forma é quando aparece o balão que podemos ver na imagem, clicamos em cima dele.


conexões de rede wireless

Automaticamente o Windows abre a janela "Conexões de rede".


propriedades de rede wireless

Seguindo em frente com a janela "Propriedades de Conexão de rede sem fio", vamos selecionar o tabulador "Redes sem fio" e carregar em "Adicionar".


propriedades de rede wireless

A janela seguinte ao "Adicionar" e onde vamos criar o nome da nossa rede sem fio, esta vai-se chamar eduroam "Nome da rede (SSID): | eduroam |" como vemos no exemplo. Aqui devemos selecionar no tipo de autenticação WPA e na cifra TKIP.


propriedades avançadas de rede wireless

Depois de atribuído o nome à nova rede, seguimos para o tabulador "Autenticação", e colocamos um visto em "permitir autenticação IEEE 802.1x para esta rede" e escolhemos em "Tipo de EAP:" o protocolo "Protected EAP (PEAP)".


propriedades avançadas de rede wireless

Depois de escolhido o protocolo, carregamos "Propriedades" desse mesmo protocolo, e a seguinte janela "Propriedades EAP protegidas" deverá ter o aspecto que podemos ver na imagem acima mostrada.


propriedades avançadas de rede wireless

Vista aqui a janela em pormenor, na caixa de selecção "Selecionar método de autenticação:" aparecerá por defeito "Senha segura (EAP-MSCHAP v2)", caso contrário é só escolher este método de autenticação. Devemos colocar um visto em "Activar reconexão rápida" e carregar em "Configurar..." e retirar o visto em "Validar certificado do servidor".


propriedades avançadas de rede wireless

Aparecerá a janela "Propriedades EAP MSCHAP v2", que vai ficar como vemos na imagem, sem o visto em "Usar meu nome e minha senha de logon...".



Terminado a configuração de rede sem fio, fazemos "OK" em todas as últimas janelas de configuração abertas para aplicar as configurações pertendidas.


login

Após terminada a configuração e uma vez dentro da universidade, o PC portatil ligar-se-á ao Servidor de Autenticação Wireless, aparecendo a janela que está em cima, para o utilizador inserir o *"Nome de usuário:" e respectiva "Senha".
*Se ainda não tem o Nome usuário, os dados estão disponiveis na sala B.0.1 (Sala Network)

Nenhum comentário:

Postar um comentário