terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Proxy

Em ciência da computação, proxy é um servidor que atende a requisições repassando os dados a outros servidores. O termo proxy, a propósito, vem do inglês e pode ser traduzido como "procurador". O usuário conecta-se a um servidor proxy, requisitando algum serviço, como um arquivo, conexão, website, ou outro recurso disponível em outro servidor.

Um servidor proxy pode, opcionalmente, alterar a requisição do cliente ou a resposta do servidor e, algumas vezes, pode disponibilizar este recurso sem nem mesmo se conectar ao servidor especificado. Pode também atuar como um servidor que armazena dados em forma de cache em redes de computadores. São instalados em máquinas com ligações tipicamente superiores às dos clientes e com poder de armazenamento elevado.

Esses servidores têm uma série de usos, como filtrar conteúdo, providenciar anonimato, entre outros.

Um HTTP caching proxy, por exemplo, permite que o cliente requisite um documento na World Wide Web e o proxy procura pelo documento em seu cache. Se encontrado, o documento é retornado imediatamente. Caso contrário, o proxy busca o documento no servidor remoto, entrega-o ao cliente e salva uma cópia no seu cache. Isso permite uma diminuição na latência, já que o servidor proxy, e não o servidor original, é acessado, proporcionando ainda uma redução do uso de banda.

Surgimento
O proxy surgiu da necessidade de conectar uma rede local à Internet através de um computador da rede que compartilha sua conexão com as demais máquinas. Em outras palavras, se considerarmos que a rede local é uma rede "interna" e a Internet é uma rede "externa", podemos dizer que o proxy é que permite outras máquinas terem acesso externo.

Geralmente, máquinas da rede interna não possuem endereços válidos na Internet e, portanto, não têm uma conexão direta com a Internet. Assim, toda solicitação de conexão de uma máquina da rede local para um host da Internet é direcionada ao proxy, este, por sua vez, realiza o contato com o host desejado, repassando a resposta à solicitação para a máquina da rede local. Por este motivo, é utilizado o termo proxy para este tipo de serviço, que é traduzido para procurador ou intermediário. É comum termos o proxy com conexão direta com a Internet.

Web proxies

Uma aplicação proxy popular é o caching web proxy, um web proxy usado com cache. Este provê um cache de páginas da Internet e arquivos disponíveis em servidores remotos da Internet, permitindo aos clientes de uma rede local (LAN) acessá-los mais rapidamente e de forma viável.

Quando este recebe uma solicitação para aceder a um recurso da Internet (especificado por uma URL), um proxy que usa cache procura por resultados desta URL no seu cache local. Se o recurso for encontrado, ele é retornado imediatamente. Senão, ele carrega o recurso do servidor remoto, retornando-o ao solicitador e armazena uma cópia deste no seu cache. O cache usa normalmente um algoritmo de expiração para a remoção de documentos de acordo com a sua idade, tamanho e histórico de acesso. Dois algoritmos simples são o Least Recently Used (LRU) e o Least Frequently Used (LFU). LRU remove os documentos que passaram mais tempo sem serem usados, enquanto o LFU remove documentos menos freqüentemente usados.

O proxy também é usado por hackers, para navegar anonimamente, ou seja, é feita a substituição de um proxy por outro, afim de burlar proteções oferecidas pelo proxy original. A privacidade de servidores de proxy públicos foi questionada recentemente, após um adolescente norte-americano de treze anos descobrir, através da análise do código fonte de um site, que o um famoso site para navegação anônima, gerava logs com dados reais de seus usuários e os enviava para a policia norte-americana[carece de fontes?].

Muitas pessoas utilizam o Proxy, como já dito, para burlar sistemas de proteção, ou seja, informalmente falando, seria como ele jogasse a culpa para outra pessoa pelo IP.

Transparência

Um proxy transparente é um método para obrigar os utilizadores de uma rede a utilizarem o proxy. Além das características de caching dos proxies convencionais, estes podem impor políticas de utilização ou recolher dados estatísticos, entre outras . A transparência é conseguida interceptando o tráfego HTTP (por exemplo) e reencaminhando-o para o proxy mediante a técnica ou variação de port forwarding. Assim, independentemente das configurações explícitas do utilizador, a sua utilização estará sempre condicionada às políticas de utilização da rede. O RFC 3040 define este método como proxy interceptador.

Um comentário:

  1. Muito boa e específica!
    você poderia me enviar por e-mail o nome de um programa para usar um servidor proxy cache para minha lan-house.meu objetivo é aumentar a velocidade de carregamento das páginas e deixa-las salvas no meu servidor.
    obrigado!!!
    E-mail: galatasvideolocadora@bol.com.br
    Um abraço!
    Se precisar de algo que eu possa atende-lo,estarei a disposição.

    ResponderExcluir